sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Active Directory


Olá, leitor(a)!

Neste post abordaremos sobre o Active Directory (AD).


O Active Directory é o serviço de diretório utilizado em uma rede. O AD serve como um depósito central para armazenamento de informações. Todas as informações que podem ser armazenadas nele são chamadas de objetos. Um objeto pode ser uma conta de usuário, um grupo, uma impressora, entre outros. Todos os objetos ficam armazenados na base de dados do AD, e uma única base de dados pode conter milhões de objetos. Em outras palavras, o Active Directory é o responsável por organizar e simplificar o acesso aos recursos de sua rede centralizando-os; Bem como, reforçar  a segurança e dar proteção aos objetos contra intrusos, e controlar acesso aos usuários internos da rede.

Para a instalação do AD:

"Requisitos mínimos: - Um servidor Windows Server 2003, Standard Edition, Enterprise Edition ou Datacenter Edition. 

- No mínimo 250MB de espaço livre. 200 MB são para a base de dados do Active Directory e 50 MB para os arquivos de log. 

- Um volume formatado com NTFS para a pasta SYSVOL.

- Possuir um servidor DNS instalado e configurado. (Não é um requerimento obrigatório, já que a instalação do AD pode instalar e configurar um servidor DNS no computador)". 

Primeiro: Iniciar > Executar > Digita-se "dcpromo".

Passos seguintes: Clica-se em "Next"; Clica-se novamente em "Next"; Seleciona-se "Domain Controller for a new Domain"; Clica-se em Next; Seleciona-se "Domain in a new Forest"; Cria-se o nome do domínio; "Next"; Especifica-se o nome; Especifica-se o caminho da base de dados; Escolhe-se o local do SYSVOL; Registra-se o DNS selecionando a opção que se adeque; "Next"; Seleciona-se o tipo de permissão; Informa-se a senha; "Next"; Finaliza-se. 

Para mais detalhes, indico este link:

Em resumo, é isto!



Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário